História da Cidade
Um breve histórico do município de "Yapoatan"
Para desenvolver a produtividade das terras, os donatários de capitanias concediam, em regime de sesmarias, lotes para o plantio. E foi neste regime que, em 1566, Duarte Coelho concedeu uma légua de terra a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira, para o cultivo de cana de açúcar e instalação de um engenho, o São João Batista (hoje, Usina Bulhões). Em 1573, as terras foram desmembradas e parte delas vendida a Fernão Soares, que teve como herdeira Maria Feijó, casada com o português Antônio Bulhões.
JABOATÃO teve o seu povoado fundado a partir de 4 de Maio de 1593, por Bento Luiz Figueira, terceiro proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os Holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649. Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. Em 1873, o povoado passou à Vila e, em 1884, ao ser desmembrado do território de Olinda, foi elevado à categoria de Cidade.
O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações. A partir de 1989, passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja da América a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora - onde todos os anos é realizada uma das festas mais famosas, a Festa da Pitomba (fruta regional).
A cidade, localizada a apenas 14 quilômetros do Recife, que se proclama como o "berço da pátria", por ter sediado as principais batalhas contra os invasores holandeses na então Capitania de Pernambuco, oferece atrações de sobra para os seus visitantes. São oito quilômetros de orla, com praias para todos os gostos: desde a urbana Piedade até a quase inexplorada Praia do Paiva; igrejas seculares; e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário do Estado.
Perfil da Cidade
O território do Município do Jaboatão dos Guararapes está situado no litoral da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, com uma superfície de 263 Km2, sendo 166 Km2 de área urbana (63,12%) e 97 Km2 de área rural (36,88%). Limita-se ao Norte com a Cidade do Recife e o Município de São Lourenço da Mata, ao Sul com o Município do Cabo de Santo Agostinho, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com Município do Moreno. O clima é quente e úmido, com chuvas predominantes de outono – inverno. A temperatura média é de 25 graus centígrados.
O perfil do relevo, do litoral para o interior, é composto por uma Planície Costeira formada por depósitos fluviais e marinhos onde havia a restinga, e hoje recebe a expansão do mercado imobiliário. O litoral é composto por praias, manguezais, restinga e a foz do único rio do município, Rio Jaboatão, que se lança diretamente no Oceano. Ao longo das praias há arrecifes, aflorando em um trecho da Praia de Piedade e chegam a formar piscinas naturais, mas na maior parte da costa, eles são submersos.
População: 581.556 hab. (censo 200/2001).
População estimada: 630.008 (IBGE 2004).
Zona urbana: 568.474.
Zona rural: 13.082.
Área territorial: 256.07 km2
Total de eleitores: 367.158 (2004).
Total de receita estimada em 2005: R$ 286,8 mil.
Total de despesa estimada para 2005: R$ 286,8 mil.
DISTRITOS:
O Município é dividido em cinco distritos:
1º Distrito: Jaboatão dos Guararapes de acordo com a Lei Nº 004/89
2º Distrito: Jaboatão de acordo com a Lei Nº 004/89
3º Distrito: Cavaleiro
4º Distrito: Curado de acordo com a Lei Nº 268/96
5º Distrito: Jardim Jordão de acordo com a Lei Nº 152/02
DISTRITO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
A sede da Prefeitura fica no bairro de Prazeres no Palácio da Batalha. Esse distrito se destaca pelo litoral de 8 km de orla, concentrando as praias de Barra de Jangada, Piedade e Candeias. Os moradores na maioria são de classe média e média-alta. O comércio é diversificado e a rede hoteleira possui nível internacional. A comunidade de Prazeres reúne os conjuntos: Muribeca, Marcos Freire, Porta Larga e Lagoa das Garças.
NÚMEROS:
• POPULAÇÃO: 326.321 pessoas.
• ELEITORES: 202.943.
• DIVISÃO POPULACIONAL: 53% mulheres, 47% homens
• FAIXA ETÁRIA: 23% de 16 a 24 anos e 27% de pessoas entre 25 a 44 anos.
• POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: assalariados com carteira assinada (18%); profissionais que trabalham por conta própria (13%).
• RELIGIÃO: Católica 53%, Evangélica 26%.
• RENDA: 52% da população recebem até dois salários mínimos; 34% recebem mais de dois salários.
• GRAU DE INSTRUÇÃO: 42% possuem o 2º grau completo e incompleto; 22% estudaram até a 4ª série; 27% da 5ª a 8ª série.
DISTRITO DE JABOATÃO
Tem como destaque a Zona Rural, onde são comuns moradias em sítio (praticamente inexistentes no Recife). Reúne os Bairros de Vila Rica, Santo Aleixo, Engenho Velho, Vista Alegre, Socorro, Vila Piedade e Lote 92.
NÚMEROS:
• POPULAÇÃO: 99.032 pessoas.
• ELEITORES: 77.989.
• DIVISÃO POPULACIONAL: 52% mulheres, 48% homens.
• FAIXA ETÁRIA: 22% de 16 a 24 anos e 28% de pessoas entre 25 a 44 anos.
• POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: pessoas não economicamente ativas (41%); assalariados com carteira assinada (17%) e assalariados sem carteira assinada (6%).
• RELIGIÃO: Católica 67%, Evangélica 20%
• RENDA: 66% da população recebem até dois salários mínimos; 28% recebem mais de dois salários.
• GRAU DE INSTRUÇÃO: 43% possuem o 2º grau completo e incompleto; 23% estudaram até a 4ª série; 27% da 5ª a 8ª série.
DISTRITO DE CAVALEIRO
Caracterizado por um forte comércio e maior número de evangélicos do que nos outros distritos. Entre os principais bairros estão: São Sebastião, Alto da Colina, Baixa da Colina, Siqueira Campos, Jangadinha, Loteamento Grande Recife, Dois Carneiros (Alto e Baixo), Pacheco, Cristo Redentor.
NÚMEROS:
• POPULAÇÃO: 156.206 pessoas.
• ELEITORES: 82.226.
• DIVISÃO POPULACIONAL: 52% mulheres, 48% homens.
• FAIXA ETÁRIA: 22% de 16 a 24 anos e 28% de pessoas entre 25 a 44 anos.
• POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: autônomos (15%). Pessoas não economicamente ativas (39,1%) e assalariados com carteira assinada (14%).
• RELIGIÃO: Católica 54%, Evangélica 30%.
• RENDA: 69% da população recebem até 2 salários mínimos; 26% recebem mais de dois salários.
• GRAU DE INSTRUÇÃO: 44% possuem o 2º grau completo e incompleto; 22% estudaram até a 4ª série; 29% da 5ª a 8ª série.
Atrações Turísticas
Confira algumas atrações turística do nosso município
Mais informações: Site Oficial do Turismo em Jaboatão
Praias
Barra de Jangada - Fica entre Candeias e a foz do Rio Jaboatão. Suas águas escuras e rasas são resultado do encontro do rio com o mar. É uma praia de poucas ondas e sempre que a maré está baixa se formam bancos de areia, usados como ancoradouros naturais para pequenas embarcações. A estrutura de Barra de Jangada dispõe de bares, restaurantes, marinas e pousadas para atender aos turistas.
Do pontal da Barra, pode-se fazer a travessia de barco até a Ilha do Amor, praia de vegetação intocada que fica próxima à costa.
Piedade - Margeia a área mais urbanizada da cidade. A orla é tomada por hotéis de grande porte e prédios de luxo. As águas esverdeadas e os arrecifes naturais fizeram com que a praia se transformasse num verdadeiro cartão postal da cidade. Por se tratar de mar aberto, o que propicia a presença de tubarões nas áreas mais profundas, a prática do surf é proibida no local.
Candeias - Embora esteja localizada numa área de grande concentração urbana, entre Piedade e Barra de Jangada, as suas águas são limpas e rasas, com poucas ondas. Também oferece uma boa infra-estrutura turística, contando com grande número de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.
Ahhh!!!Tem tubarão por toda parte, mas isso é só um pequeno detalhe....rs...rs...